Subsede URIHIÁ

A Associação Pró-Amazônia Urihi A tem sua sede em Estrela no Rio Grande do Sul, terra natal do presidente da entidade onde foi fundada em 14 de dezembro de 2020. Sua base operacional, subsede, está situada no município de Manaquiri/AM, no quilômetro 150 da BR 319, sentido Careiro Castanho à Igapó-Açu, região de atuação da entidade.

Na subsede do Amazonas, que é uma área degradada igual a centenas de outras ao longo da BR 319, há atualmente apenas uma pequena casa sede e um galpão rústico onde a associação vem trabalhando na produção de mudas de espécies nativas: castanha, açaí, cupuaçu, cacau, andiroba, copaíba, mulateiro e pracaxi, entre outras, nativas da Amazônia, que permitam gerar sustento às famílias locais, fixando-as nas suas propriedades e evitando o êxodo consequente da venda das propriedades.

Na subsede, área piloto para o projeto de regeneração/reflorestamento com desenvolvimento sustentável da região, a associação já trabalha na construção de um viveiro de mudas e no plantio de sementes. As primeiras espécies já germinaram e estão em plena brotação.