Viveiro de mudas da URIHIÁ está na fase final

A URIHIA, com o apoio da Be Brasil, está construindo seu berçário de mudas nativas na sub sede que serve de base operacional, no município de Manaquiri na Amazônia.

O viveiro, com 1.500 metros quadrados  de área construída, terá capacidade para abrigar 120 mil mudas/ano.   A construção é toda coberta com sombrite,  com 50% de retenção de luz solar para proteção das plantas.

As mudas nativas de açaí, castanheira, cupuaçu, andiroba, pracaxi, pau-rosa e  mulateiro, entre outras, são destinadas ao projeto de reflorestamento da associação, no trecho da BR 319 que vai de Careiro Castanho/AM até a comunidade de Igapó Açu/AM, e que deve iniciar sua fase de plantio em solo definitivo já no próximo ano (2022).

Um outro viveiro de 200 metros quadrados e  coberto com palhas, também já está em funcionamento para atender a demanda de mudas para o projeto da APA Urihiá. Este berçário tem capacidade para 15 mil mudas/ano, no momento está com 10 mil mudas prontas.

A previsão do término da obra é para o início do próximo mês, outubro de 2021.