Conforme estabelecido em recente reunião, representantes da Embrapa Amazônia Ocidental visitaram na segunda-feira, 11 de abril, a sub sede da URIHIÁ na BR 319, para conhecer os trabalhos da instituição, como parte das tratativas para viabilização de um possível Acordo de Cooperação Técnica.
Pela Embrapa Amazônia Ocidental estiveram presentes o Sr. Gilmar Antonio Meneghetti, pesquisador, supervisor do Setor de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia; a Sra. Cristiane Krug – pesquisadora e secretária-executiva do Comitê Técnico Interno e o Sr. Rosildo Simplício da Costa, analista do Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias. A equipe foi recebida pelo presidente da URIHIÁ, brigadeiro José Hugo Volkmer, que levou os vistantes para conhecer os viveiros, as áreas do projeto piloto da Associação, e também a primeira propriedade de morador local, Sr, Mário Galmassi, onde já foram plantadas 3 mil mudas de espécies nativas em solo definitivo.
O Acordo de Cooperação Técnica, que está em elaboração, visa a integração de esforços entre as partes para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, através da preservação da flora e fauna, bem como a preservação ambiental e a recuperação de áreas degradadas do projeto URIHIÁ Bioamazônia de reflorestamento.